Câncer de próstata

Câncer de Próstata

O que é

A neoplasia prostática, ou câncer na próstata, é a segunda causa de câncer mais comum em homens (o primeiro é o câncer de pele). No Brasil, segundo dados do INCA, são anualmente diagnosticados 61.200 homens com câncer na próstata, sendo que cerca de 13.000 morrem dessa doença.

Causas e fatores de risco

As causas mais comumente associadas ao tumor prostático são a idade, fatores étnicos e histórico familiar. Alguns outros fatores como, alimentação inadequada, padrão da vida sexual, exposição à radiação ultravioleta, consumo de álcool, inflamação crônica, exposição ocupacional, podem estar associados à neoplasia prostática, mas nenhum deles é suficientemente comprovado, ou tem importância relevante a ponto de justificar mudança do padrão de vida.

Diagnóstico e Sintomas

Associação Americana de Urologia (AUA) recomendava fazer o rastreamento anual para câncer de próstata a partir de 50 anos de idade. Em casos de antecedentes familiares ou afrodescendentes a recomendação era de 45 anos. Entretanto, foram diagnosticados muitos casos de câncer de próstata que não necessitavam de tratamento, devido ao fato da doença atingir pacientes mais idosos, com o câncer de próstata não sendo a principal causa de morte destes pacientes (geralmente estes pacientes faleceriam de patologia cardíaca ou outros tipos de câncer). Assim, a AUA passou não recomendar rastreamento anual para homens entre 40 e 54 anos, exceto para aqueles com história familiar e afrodescendentes. Homens entre 55 e 69 anos são os que mais se beneficiam do rastreamento, podendo, dependendo do caso, ser feito de 2 em 2 anos. A partir de 70 anos, não se recomenda fazer rastreamento para câncer de próstata, exceto naqueles com expectativa superior a 10 anos.

Saiba mais sobre os Sintomas do Câncer de Próstata clicando aqui

Tratamento

A cirurgia de prostatectomia radical é a única forma indicada de tratamento cirúrgico para tumor localizado. Nesses casos, a cirurgia robótica, por sua precisão, tem sido cada vez mais recomendada.
A Cirurgia Robótica para próstata iniciou-se em 2001 e seu uso foi se difundindo gradativamente. Em 2008, cerca de 70% das próstatas removidas por cirurgias nos EUA, já foram através da Cirurgia Robótica. Isso porque a Cirurgia Robótica é mais eficiente, precisa e eleva a chance de cura.
O tratamento para câncer de próstata localizado pode ser feito através da seguintes modalidades: a radioterapia conformacional tridimensional (3D-CRT, é padrão ouro para radioterapia externa);   Vigilância ativa(que consiste em monitoramento periódico dos pacientes com câncer de próstata), HIFU( high-intensity focused ultrasound, uma terapia minimamente invasiva realizada sob anestesia local com o aparelho promovendo um efeito térmico e cavitação do tumor prostático).

Contato

(31) 4104-4740